O Que É Mindfulness e Como Isto Pode Fazer Você Emagrecer

O excesso de peso e a obesidade é comumente descrito pelos especialistas da área de saúde como uma situação multifatorial. Ou seja, não existe uma causa única, e também não existe uma solução única. 

Há tanto razões fisiológicas para o ganho de peso como razões psicológicas e comportamentais e por isso, a terapia escolhida deve levar em conta todos os fatores pelos quais a pessoa engordou e tem dificuldades em emagrecer.

É importante também que o paciente seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar com médico endocrinologista, nutricionista, profissional de educação física e psicólogo, se isso for possível. 

O fator emocional e comportamental irão contribuir em grande parte para o processo de emagrecimento e isso já foi descrito em diversas pesquisas avaliando tanto obesos quanto pessoas com pequeno sobrepeso. No fundo, sempre somos reféns da nossa mente, não é mesmo?

Pensando nisso, algumas abordagens para desenvolver disciplina e também para ressignificar o prazer da comida podem ser utilizadas nas pessoas que precisam perder peso e não conseguem seguir uma dieta à risca pois acabam sempre caindo em tentação e às vezes até desenvolvendo compulsão alimentar.

Uma Dessas Opções é o Mindfulness…

O Mindfulness é uma técnica de mentalização proveniente do budismo mas que atualmente é utilizada de formas diferentes e com outros propósitos além da filosofia budista. ‘Mindful’ significa ‘manter-se lembrando de algo’, e no sentido moderno de Mindfulness, podemos afirmar que é o ato de controlar a mente e mantê-la no momento presente, experimentando todas as sensações do que você está fazendo naquele exato momento.

Mindfulness é aproveitar tudo o que a experiência atual pode proporcionar, ou seja, se você está caminhando no parque, então irá admirar a paisagem, prestar atenção nos sons das pessoas e dos pássaros, sentir seu corpo se movimentando pelo ambiente.

Algo assim parece cada vez mais raro, visto que estamos sempre com o olho no celular, por mais que a caminhada no parque seja agradável. Acabamos por dividir nossa atenção com o smartphone e aproveitamos menos do que poderíamos. No fim do dia parece que o tempo passou rápido demais e você não viveu nada. 

E Para Emagrecer?

Estar atento ao momento presente pode te ajudar a ter uma relação muito mais saudável com a comida. Quando você come rápido e assistindo tv ou passeando nas redes sociais, não presta atenção no sabor e na textura da comida e passa a comer mais para se satisfazer.

Isso porque a saciedade é comandada pelo cérebro e deveria acontecer muito antes de o estômago estar completamente cheio. Ela ocorre dependendo da velocidade em que você come, de quantas vezes mastiga, do estímulo visual, olfativo e das sensações que o alimento provoca.

Quando você não está muito focado em todos esses sinais, parece que a comida não satisfaz o suficiente e você precisa repetir o prato.

Como Se Preparar Para Comer Bem

Tire o celular de perto, desligue a tv e se estiver acompanhada, converse sobre assuntos agradáveis, evitando reuniões de trabalho na hora da refeição. Monte um prato bonito e variado, com sabores distintos (salgado, ácido, doce, apimentado, etc) e com texturas diferentes (crocante, macio, gelado, firme, etc) para fazer sua refeição.

Ao sentar à mesa, respire lentamente umas 5 ou 6 vezes para se acalmar suavemente e somente depois iniciar a refeição. Olhe para a comida, corte-a, sinta os sabores. Foque sua atenção nisso e não em problemas aleatórios. Quanto mais você prestar atenção no que está comendo, mais rápido se sentirá saciada.

Isso serve para um pedaço de chocolate também. Se você passar alguns segundos apreciando seu aroma e deixando-o derreter na boca em vez de mastigar e engolir em 3 segundos, vai se sentir satisfeita com bem menor quantidade.

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